Com Ensemble Bonne Corde
Diana Vinagre, violoncelo barroco e direcção artística
Sara de Corso, Guadalupe del Moral, violinos solo
Sue-Ying Koang, Kathleen Leidig, violino tutti
César Nogueira, viola barroca
Caroline Kang, violoncelo barroco
Marta Vicente, contrabaixo barroco
Edwin García González, tiorba e guitarra barroca
Fernando Miguel Jalôto, cravo e órgão
Programa:
António Pereira da Costa (c.1697– 1770)
-Concerto Op. 1 nº 7 em Fá maior
Prelúdio: Largo/Allegro | Corrente/Adagio | Allegro | Allemanda
Nicola Porpora (1686-1768)
Concerto con Violoncello obbligato e Violini, em Lá menor
Largo | Allegro | Adagio | Allegro
António Pereira da Costa
Concerto Op. 1 nº 8 em Dó menor
Adagio/Allegro | Corrente/Adagio | Gavotta | Minuetto
Giacobbe Basevi Cervetto (1680-1783)
Trio sonata Op.1 nº6 em Dó maior
Adagio | Alla breve
Francesco Geminiani (1687-1762)
Concerto grosso Op.7, nº2 em Ré menor
Grave | Allegro assai | Andante | Allegro
António Pereira da Costa
Concerto Op.1 nº 6 em Si menor
Largo/Allegro | Allegro/Adagio | Giga Allegro | Giga
Sinopse:
Apesar da relevância da sua obra no contexto português, sendo da sua autoria os únicos Concerti Grossi portugueses conhecidos, Pereira da Costa é uma figura ainda bastante desconhecida. Deteve o cargo de mestre de capela da Sé do Funchal, não se sabendo exactamente em que período, mas estaria ainda ao serviço quando este conjunto de 12 Concerti foi publicado em Londres por John Simpson por volta de 1741. No frontispício, o compositor oferece a obra a João José de Vasconcelos Bettencourt (1703-1766), grande figura do mecenato artístico no Funchal, que provavelmente terá encomendado a obra e patrocinado a edição.
Este conjunto de doze concertos, dos quais serão apresentados neste concerto os números 6, 7 e 8, foram publicados como Op. 1, incluindo partes solistas para dois violinos e violoncelo, e partes tutti para dois violinos, viola e baixo contínuo. O único exemplar conhecido destes Concerti pertence à British Library e, estando em falta a parte de violoncelo solo é necessária uma reconstrução da mesma para a sua execução.
Na primeira metade do século XVIII, aquando da publicação destes concertos, Londres oferecia condições laborais de excepção pela emergência precoce do estatuto de trabalho freelancing, atraindo uma grande diversidade de músicos estrangeiros, entre os quais se destacou G. F. Händel. O programa de concerto que se seguirá apresenta os concertos de Pereira da Costa, lado a lado com obras de outros compositores que se destacaram na vida musical da capital inglesa no mesmo período, como os compositores Nicola Porpora, Francesco Geminiani ou o violoncelista Jacobo Bassevi Cervetto.