XINYUAN WANG

PIANO

XINYUAN WANG

Image

24 DE SETEMBRO 2019 – 21H30

PALÁCIO NACIONAL DE QUELUZ

XINYUAN WANG apresenta-se pela primeira vez em Portugal, na sequência do sucesso obtido recentemente, em 2018, de num dos mais importantes concursos internacionais do mundo: o “Leeds Piano Competition”, onde lhe foi atribuído o Prémio do público - “Medici.tv „Best Audience Prize – .

Com apenas 23 anos, Xyniuan começa agora uma carreira internacional, que com o seu enorme talento e musicalidade se afigura auspiciosa.

XINYUAN WANG | PIANO

PROGRAMA

L.V. Beethoven: Sonata op.26, em Mi B Maior  

1. Andante con variazioni
2. Allegro molto
3. Marcia funebre sulla morte d'un eroe. Maestoso andante
4. Allegro


F.Schubert: Sonata D.784, em Lá menor

I. Allegro giusto (A minor)
II. Andante (F major)
III. Allegro vivace (A minor)


II

J.Brahms: Six Piano Pieces Op.118


F. Schubert: Wanderer Fantasy D.760

 

XINYUAN WANG

O pianista chinês Xinyan Wang nasceu em 1995 e começou sua educação musical aos 10 anos com o professor Yan Wang no Conservatório de Sichuan, no sul da China. Um ano depois, venceu a competição nacional XingHaiBei na China e, aos 12 anos, ficou em segundo lugar na 71ª competição da Steinway National na China. Em 2008, foi premiado com a Bolsa de Talentos da Juventude da Yamaha e em 2009 ganhou o 1º prémio na 73ª competição nacional da Steinway. Aos 16 anos começou seus estudos com o professor Alicja Kledzik na Academia de Música Ign Jana Paderewski em Poznan, na Polónia.

Em fevereiro de 2012, obteve o primeiro prémio no concurso “Polish Youth Talent” em Cracóvia, na Polónia. No mesmo ano, também passou com sucesso para a 2ª etapa do 17º Concurso Internacional de Piano de Leeds. Desde 2014, estuda na Universidade Franz Liszt, em Weimar, com os professores Peter Waas e Bálazs Szokolay. Em  2018, participou pela segunda vez no mais prestigiado Concurso Internacional de Piano de Leeds e, finalmente recebeu o terceiro prémio, mas também o PRÉMIO DO PÚBLICO do Medici.tv, no qual Xinyuan terá a grande oportunidade de ver transmitido em direto o seu próximo recital no famoso Wigmore Hall, a 11 de dezembro de 2019. Recentemente deu três concertos com grande sucesso na China e no futuro continuará a consolidar sua carreira internacionalmente.