Vladimir Viardo | Festival de Sintra
Olga Prats, Festival de Sintra, Sintra, Palácio Nacional de Queluz, artistas, música clássica, concerto, piano, pianista, fado, tango, Fados e Tangos
16982
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-16982,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-9.1.3,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

12 de maio de 2017- 21h30

VLADIMIR VIARDO

PALÁCIO NACIONAL DE QUELUZ

Vladimir Viardo

Um dos grandes pianistas russos e uma figura de grande relevo a nível da pedagogia internacional apresenta um robusto programa, perfeitamente na tradição dos grandes recitais de Sintra.
À integral do Segundo Caderno de Prelúdios de Debussy seguem-se dois olhares de Rachmaninov sobre obras de Tchaikovsky e Fritz Kreisler. E na segunda parte ouviremos a versão de Franz Liszt de oito dos mais conhecidos lieder de Schubert, bem no espírito vienense que impregna todo o Festival.

Ver & Ouvir

Vladimir Viardo

Piano

Foi aluno dilecto de Lev Naumov (herdeiro da escola de Heinrich Neuhaus), com quem concluiu o Doutoramento no Conservatório de Moscovo. Em 1971, aos 21 anos, obteve reconhecimento internacional ao ter-lhe sido atribuído o Grand Prix e o Prix du Prince Rainier do Concurso Internacional «Marguerite Long-Jacques Thibaud», em Paris. Dois anos mais tarde, foi o vencedor absoluto do Concurso Internacional de Piano «Van Cliburn». Apresentou-se nas principais salas de concerto em todo o mundo, tendo colaborado com alguns dos mais importantes maestros tais como Mehta, Maazel, Comissiona e Kondrashin. Gravou para as etiquetas Melodya, Pro Arte, Nonesuch e Pro Piano Records. Considerado um dos professores de piano mais desejados nos E.U.A. (integra a lista “The Most Wanted Piano Teachers in the U.S.A.”) é artista residente da Universidade do Norte Texas (UNT). Os seus alunos são oriundos de diversos países e muitos deles são vencedores de concursos internacionais.