Espetáculo para famílias
“A Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner Andresen

22 JUNHO

11:30, Auditório Acácio Barreiros
Centro Cultural Olga Cadaval

Eurico Carrapatoso, música

Sophia de Mello Breyner Andresen, texto

Mariana, a Miserável, ilustrações

Catarina Távora, narração

Ana Ester Santos, harpa

Duarte Pereira Martins, piano

Sinopse:

Porque há histórias que são intemporais, - e o Natal é quando se quer! - o Festival de Sintra propõe um dos mais amados títulos infantis de Sophia de Mello Breyner Andresen, numa leitura encenada com a música de Eurico Carrapatoso e as ilustrações de Mariana, a Miserável.

A encomenda ao compositor e à ilustradora são da Universidade do Porto, tendo sido realizada a sua estreia em 2019, ano do centenário de Sophia, na Casa Andresen no Porto, hoje Galeria da Biodiversidade, local que inspirou a autora na escrita do conto.

Um conto em música para assistir em família, que fala dos valores universais da amizade, da lealdade e da bondade.

Sobre os artistas

Catarina Távora é violoncelista, pedagoga e mediadora cultural. Membro fundador do Ensemble MPMP, colabora regularmente com várias orquestras e agrupamentos musicais e apresenta-se, regularmente, a solo e em conjunto, em diversas salas de concerto nacionais e internacionais. Concluiu com elevada classificação o mestrado em ensino da música, com especialização em Metodologia Kodály, no Real Conservatório de Haia, onde estudou também violoncelo barroco e canto. É licenciada em violoncelo pelo Conservatório de Amsterdão e pela Escola Superior de Música de Lisboa. Estudou com Luís Sá Pessoa, Paulo Gaio Lima, Irene Lima, Xavier Gagnepain, Monique Bartels, Gideon den Herder, Daniel Esser, Viola de Hoog e Dmitri Ferschtman, entre outros. Trabalhou como professora de violoncelo, orquestra e expressão musical em vários conservatórios e academias de música do país. Crente no poder humanizador da música e do contacto com as artes em geral, um dos seus maiores interesses é a forma como os educadores podem promover experiências musicais profundas e significativas para os educandos. É uma das fundadoras da Orquestra Sem Fronteiras, onde, como responsável pelos projectos educativos, coordena e dinamiza os Encontros Ibéricos para a Música na Infância e os Laboratórios de Escuta Criativa. É também, desde 2023, a Coordenadora do Serviço Educativo do MPMP Património Musical Vivo, onde é responsável pelo Clube de Escuta em Comunidade e o ciclo de concertos Benjamim.

Ana Ester Santos completou o mestrado em performance de Harpa no Conservatório de Amesterdão, tendo também estudado na Hochschule fur Musik “Hanns Eisler”, em Berlim. Foi academista na Nederlands Philharmonisch Orkest e, como solista, apresentou-se em vários palcos e eventos, tendo feito concertos com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana e a Orquestra Con Spirito. Apresentou-se em programas de música de câmara com grupos como o Ensemble D’Arcos e o Ensemble MPMP, assim como em duo e trio. Atualmente, é harpista na Banda Sinfónica da GNR. Continua o seu percurso como solista e colabora frequentemente com orquestras como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e Orquestra Municipal de Sintra.

Duarte Pereira Martins é mestre em Estudos e Gestão da Cultura pelo ISCTE e licenciado em piano pela ESML e concluiu o curso do Conservatório Nacional com a classificação máxima. Premiado em diversos concursos de piano, apresenta-se regularmente em concertos por todo o país e no estrangeiro, em diversas formações, com destaque para a divulgação do património musical português. Trabalha em duo com o violoncelista Nuno Cardoso (202 Campos Elíseos), com a soprano Sofia Marafona (Duo Interdito) e com o pianista Philippe Marques – com quem gravou já três CD, dois no projecto “Bailados Portugueses” e também as “Melodias Rústicas Portuguesas” de Fernando Lopes-Graça. Fundou e dirige o MPMP Património Musical Vivo, associação em que tem sido responsável por diversos concertos e gravações inéditas. Foi diretor executivo da Glosas entre 2017 e 2020. É professor assistente na Universidade de Évora.

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